25 de mar de 2011

Minha vida medíocre: MOE.

 Olá leitores, bem-vindos de ao evil monkey blog!
 Esse não é o post que eu estava planejando (ao invés disso eu vou fazer uma crítica de Sucker Punch), mas pra não deixar vocês na seca eu resolvi fazer algo para vocês lerem enquanto o Amer não posta.
 Esse deveria ser o lema do meu blog né? "Evil monkey blog: Dando algo prá vocês lerem enquanto o Amer não posta!"
 Mas continuando, o meu balão de criatividade está quase vazio, outro dia eu me acorrentei ao pc pra me forçar à escrever, e mesmo assim acabei só escrevendo duas palavras: "Os quatro".
 E depois eu deletei pois elas não estavam muito bem no contexto...(História verídica essa, é sério!)
 Então eu decidi escrever um post que eu estava planejando à eras mas nunca achava tempo para fazer.
 Moe!
 Para os que não sabem, Moe é um estilo de animação japonesa que é caracterizado pelos olhos extremamente grandes.
 Bem, eu vou por as cartas na mesa, eu ODEIO Moe!
 Não qualquer tipo de Moe, eu sou capaz de tolerar o moe mais "Softcore", aonde os personagens tem olhos grandes, mas elas não chagam à deformar demais o rosto dos personagens. Eu não sou um fã desse estilo, mas não me incomodo a maior parte do tempo.
 O estilo de moe que me deixa puto é o do anime que ilustra esse artigo, com olhos escrotamente grandes que forçam o desenhista à fazer a cara dos personagens ficar deformada.
 Ah, e eu não faço idéia de que anime aquele desenho vem, eu digitei Moe no DeviantArt e veio isso. Assim sendo eu não tenho nada contra esse anime, até aonde eu sei pode ser até muito bom (ou uma merda né?).
 Então em suma eu odeio Moe, mas não é só pois o estilo não me agrada, eu tenho umas ótimas razões para isso, então como eu não consigo escrever sobre mais nada eu resolvi fazer uma lista do por que! 
 Eu não memorizei a regra dos "Porquês", principalmente pois nos últimos dois anos eu não tive quase nenhuma aula de português (Estudar na FAETEC é foda) mas sintam-se à vontade de me corrigir nos comentários (em um comentário separado, de preferência, assim eu posso deletar depois).
 Então sem mais delongas, vamos aos motivos pelos quais eu odeio Moe:
 Motivo N° um: Os homens ficam horríveis!
 Esse é bem auto-explicativo, é que o Moe é um estilo projetado especificamente para desenhar mulheres.
 Na verdade não mulheres, garotinhas. Garotinhas de dez anos com peitões (É japão galera, para cada coisa legal que eles fazem eles tem que fazer uma coisa escrota).
 Então cada traço do Moe é projetado para ressaltar as coisas que as pessoas os japoneses acham atraentes nas garotas: Olhos grandes, bochechas grandes e fofinhas, cílios grandes (ok, com esses três eu concordo, mas não tão exageradamente), sensação de vulnerabilidade, sensação de ser uma criancinha, essas coisas.
 E por mais que essas características acabem não ficando de todo ruim em garotas elas ficam horríveis em homens.
 Praticamente todo e qualquer personagem masculino em um Moe vai ficar ridículamente andrógeno.
 Homens não ficam bem com olhos grandes, bochechas grandes, cílios compridos, e essas coisas, essas são características tipicamente femininas!
 NENHUM HOMEM DEVE SER DESENHADO IGUAL À UMA MULHER INTENCIONALMENTE A NÃO SER QUE ISSO ADICIONE ALGUMA COISA À HISTÓRIA!
 Né DANTE?
 Motivo N° 2: Só muda o cabelo nessa porra?!
 Nos Moe mais hardcore os olhos ocupam de 1/4 à 1/3 da cara,o que é absolutamente ridículo, pois os olhos deveriam ocupar no máximo 1/6 do rosto (e até isso é exagerado, pois o tamanho combinado dos dois olhos ocupa no máximo 1/12 do tamanho do rosto!).
 Então tão logo o artista desenhe os olhos ele acaba quase sem espaço para desenhar o nariz, a boca, as orelhas e até a forma da cara.
 Então todas as pessoas da porra do anime só tem duas diferenças: A cor dos olhos e o cabelo.
 Ou seja, se a garota do cabelo azul espetado tiver assassinado um cara tudo o que ela precisa fazer é pintar o cabelo e fazer uma chapinha que ela nunca será reconhecida.
 Ok, ok, a Akira Toryama também só mudava o cabelo, mas ao menos ele admitia e fazia piada disso.
 Sem falar que pelo menos não havia perigo de confundir a Bulma com o Vegeta.
 Mas eu ainda prefiro quando eles desenham todas as personagens quase idênticas do que quando eles desenham elas com olhos totalmente absurdos só para elas ficarem diferentes umas das outras!
 Eu já vi olhos que terminavam abaixo do lábio superior! O.o
 Motivo N° 3: Expressividade é o caralho!
 Eu quero que você se olhe em um espelho um minuto.
 Eu acredito que você notou que no centro do seu olho há um círculo preto e pequeno, ele se chama pupila.
 As três principais características desse círculo pequeno e preto chamado pupila é que ele é circular, pequeno e preto. Certo?
 Não de acordo com Moe!
 Na melhor das hipóteses a pupila vai ser grande, oval e preta com um bando de riscos marrons no lado. Ela também pode ser uma versão mais escura da iris, ou no pior dos casos, ela pode simplesmente não existir!
 Então como a pupila é 1° não existente, ou 2° muito grande, todos os personagens de Moe ficam com olhares vazios, cabendo à outras partes do rosto dizerem o que a expressão facial quer demonstrar.
 Mas nós já estabelecemos que todas as outras partes do rosto são pequenas. pequenas demais para demonstrar qualquer emoção significativa, com exceção das sobrancelhas!
 Vai desenhar toda a gama de expressões faciais sutis do ser humano apenas com as sobrancelhas só pra ver! Ah, e reze para a personagem que você estiver tentando desenhar não tenha franja, senão você está fodido!
 E isso trai o propósito de se desenhar olhos grandes em primeiro lugar! Quando Walt Disney resolveu desenhar o Mikey com os olhos grandes que ele tem agora fez fez isso para facilitar o desenho de expressões  faciais!
 E sabe como Walt Disney desenhava pupilas!? Como pequenos círculos pretos! Pois ele sabia que mesmo que as pupilas não contribuam muito para a expressão facial em si elas são vitais para determinar para aonde o personagem está olhando. Se um personagem fica sem pupilas, ou com pupilas muito dilatadas, ele passa a sensação de que ele está distante.
 De fato, quando a maioria dos autores de animes desenham pessoas desmaiando eles as desenham com pupilas muito dilatadas ou até mesmo sem pupilas, só com a iris!
 Então os autores de Moe estão desenhando com uma mão amarrada nas costas só para que os pedófilos de plantão desenhem Hentais das personagens deles!

 E é por isso que eu odeio Moe (não o Moe dos Simpsons,seus idiotas!)!
 Eu volto no próximo artigo, quando eu vou fazer uma crítica de Sucker Punch!
 Para os que não sabem (e merecem uma surra de pau!) Sucker punch é o mais novo filme de Zack Snyder, o gênio por traz do filme Watchman, e conta a história de uma garota que está para ser lobotomizada, então ela se refugia na sua própria imaginação, aonde ela faz as coisas mais fodas da história!
 para encurtar a história, esse filme contém: Zumbis, Ninjas, Dragões, Samurais, robôs, nazistas, Steampunk, Cyberpunk e garotas vestidas de colegiais com Katanas e rifles de assalto em um avião da primaira guerra mundial acompanhadas por um robô-coelho com uma metralhadora .50 em cada mão no vietnam do espaço lutando contra um Samurai gigante cybernético gigante com uma gatiling na não!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 Não há no mundo quantidade de pontos de exclamação suficientes para fazer jus à essa frase que eu acabei de dizer!
 e se tem alguém no mundo capaz de fazer a melhor cena de ação de todos os tempos esse alguém é Zack Snyder.
 E tenho dito!
 Ah, e aqui está o trailer, mais cuidado: A sua cabeça pode explodir...
 P.s: Só por que é Moe não quer dizer que é necessariamente um anime ruim, Elfen Lied é magnífico!
 P.p.s: Notaram que se eu tivesse posto umas imagens o artigo até que ficaria com o tamanho normal?
 P.p.p.s: Sabiam que eles traduziram o título de Sucker Punch no Brazil para Sucker Punch: O mundo surreal!?
 Pra que isso? É que nem Kick Ass: Quebrando tudo! Não há motivo para essas alterações, todo mundo vai falar só Sucker Punch mesmo, e o subtítulo "O mundo Surreal" está tão pequenininho embaixo do título que estão quase invisível!
 Bem, poderia ser pior, eles poderiam ter traduzido Sucker Punch como "Soco de otário"(nesse caso eu teria saído assassinando pessoas pela rua).

6 comentários:

Robozinho disse...

E ai macaco, faz tempo que eu não comentava(reparei agora que tenho uma tendência maior a comentar sobre animes).

O único problema que eu vejo nesse estilo de desenho é que ele realmente só tem uma cara pra todo mundo é foda ter que identificar os personagens só pelo cabelo(e o tamanho dos peitos).

Mais fora isso não vejo problemas quanto a falta de expressões que você falou, não atrapalha porque ele é mais usado em animes de comedia onde os personagens fazem caras mais exageradas e os animes mais sérios que precisam de expressões mais sutis tem seus próprios estilos.


Ps: A imagem que você colocou no post e da konata do lucky star.

Evil Monkey disse...

É, em comédia funciona pois a cada 5 segundos a cara dos personagens vai virar um bando de rabiscos iguais à um emoticon.

Mas tente assistir Elfen Lied pra você ver só, eu não entendo por que raios eles fizeram em Moe, as vezes fica doloroso de assistir (no meu caso, ler).

Eu não consigo levar a sério uma cena de morte quando a pessoa que morreu parece mais com um travesseiro erótico do que com uma pessoa!

Sorte que as cenas de ação e o roteiro compensam isso.

O problema é que se eles só usassem Moe para comédia estaria legal, mas eles usam para outros estilos nos quais nós precisamos diferenciar um homem de uma mulher sem que ele tire a camisa.

Jack, The Ripper disse...

Ri muito com essa postagem! Parabéns cara, adorei o texto.

Warnius! disse...

Elfen lied arrasa!...sucker punch arrasa!...

toni disse...

Exelente postagem Monkey, apredi muito sobre MOE e ainda me divertí com o texto brm humorado.
Parabéns!

Kaum disse...

MOE é gênero de anime mais odiado por mim..
(Se juntar MOE + ecchi, minha cabeça explode)
é feio, é bizarro, perturbante, e feio...
Uma menina (ou menino?) com metade da cabeça composta por olhos não é bonitinho, nem fofinho..é uma porra de uma aberração!

Visualize seu IP

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts