18 de jul. de 2012

Crítica: Valente

 Blahghblaaaaaaaaarghhhhhhhhh Evil Monkey blog.
 Como ninguém liga pra Gravity Falls mas algumas pessoas podem ainda ligar para as minhas críticas dos filmes de Pixar eu resolvi priorizar a minha crítica de Valente.
 Ok, valente é... Bom, um bom filme, personagens bons, humor bom, a animação é tão boa quanto qualquer um pode esperar da Pixar, em suma, eu detestei.
 Ok, ok brincadeira, como eu disse Valente é um bom filme, é divertido, um bom entretenimento, seus filhos provavelmente vão adorar se você tiver alguma dessas pestes parasitas dos infernos. Maaaaaaaaas... Não... É... Algo... que eu vim a esperar da Pixar.
 Wall-e é um filme tocante e uma obra prima do cinema expressivo, uma aula de como fazer filmes visuais, como fazer filmes que passam emoções e significado sem palavras sem falar de um dos romances mais fantásticos da história da animação e personagens extremamente tocantes com caracterizações profundas. Toy Story 3 é um filme extremamente maduro, mas perfeitamente assistível para crianças, os personagens que nós passamos tanto tempo apaixonados tem que lidar com todos os seus conflitos e passam pelos momentos mais duros de suas vidas, é uma conclusão perfeita e não poupa o público de verdades inconvenientes, é um filme corajoso que tem algumas das cenas mais fortes em um filme infantil sem cruzar a tênue barreira de se tornar apelativo ou assustador. Up é outra aula do cinema sem diálogos, com alguns dos personagens mais adoráveis de todos os tempos e algumas das cenas mais tocantes e emocionantes da animação. Os temas de perda, aceitação e o medo de não ser o bastante para a pessoa amada são assuntos que todas as pessoas lidaram ou terão que lidar um dia formando assim uma conexão extremamente intensa com o público.
 Além disso esses três filmes (assim como a maior parte dos outros filmes da Pixar) são quase perfeitos em seu polimento, ritmo, estruturalmente sem falhas e com balanço perfeito entre presença de personagem e exposição.
 Valente é... Legal... Mas falha em muitos desses assuntos, nunca há uma conexão intensa com o expectador, a exposição é óbvia, muitos elementos são utilizados só para por os personagens aonde eles devem estar  para a história (Plot devices) com pouca ou nenhuma explicação, muitos personagens não fazem quase nada, a mitologia e universo são pouco explorados ou desenvolvidos, e o ritmo poderia melhorar.
 Nenhum desses problemas mata o filme, e jeito nenhum, o filme é divertido, mas não vão esperando que se compare às outras obras primas da pixar, pois essa não é uma dessas. é um bom filme, algo que eu esperaria de uma (ack!) Dreamworks ou uma (uhg!) Sony animation em um dos seus bons dias. Não da Pixar.
 Se o filme fosse um pouco mais longo muitos desses problemas seriam resolvidos, mas esse filme nunca seria capaz de ser o melhor da Pixar, na minha opinião, as suas falhas são bem estruturais. É quase impossível explorar melhor os temas centrais (o relacionamento com a mãe, a rebeldia reprimida), e a protagonista poderia ser bem melhor, eu acho que a Pixar não trabalha muito bem com histórias de crescimento pessoal. Os melhores temas que a Pixar trabalhou foram os de aceitação (Toy story 2, Toy story 3 e Up), paternidade (Monstros S.A., Procurando Nemo e olha lá Up de novo), amor (Wall-E, Os Incríveis e hey toma aqui Up outra vez), perda (Wall-E, Procurando Nemo e sim, Up). Mas personagens-que-estavam-errados-mas-depois-aprendem-a-lição-e-ficam-melhores-pessoas-no-final funcionam melhor como arcos de personagens adjacentes aos temas principais e não o foco principal do filme como foi o caso de Carros, Carros 2 e Valente.
 Eu não sou idiota de dizer que esse é o fim da Pixar, de jeito nenhum, sim ano passado Carros 2 foi o pior filme que ela já fez, sim, Valente não é o melhor trabalho que ela já fez, isso só prova que ela é humana e capaz de cometer erros. A maior parte dos diretores e produtores continua o mesmo desda época de Procurando Nemo então eu não estou nada preocupado. Ano que vem Monsters University vai ser ótimo, marquem as minhas palavras.
 Pois a Pixar não faz nada relacionado a uma franquia a não ser que eles realmente tenha algo a adicionar (carros não conta) além disso Mike e Sully tem um dos melhores Bromances da história da animação e eu estrou extremamente animado para ver-los de novo.
Nota final: 7847 de 9123.

11 comentários:

Kelvin Matheus disse...

Apesar de poder ter melhorado na formatação dos parágrafos, gostei da crítica, querido Macaco.

Ainda não vi Valente (maldito cinema vagabundo de onde eu moro) mais tô ansioso pra assistir. Pelo menos agora eu não vou com um hype desgraçado.

A Pixar não tá na mesma forma que antes, embora eu esteja confiante quanto à Monsters University.

Evil Monkey disse...

Eu não acho que dá pra dizer que ela não está na mesma forma de antes já que ela ainda tem as mesmas pessoas trabalhando nela, eu só acho qeue por coincidência ela lançou dois filmes mais fracos seguidos.
Ano que vem tudo volta ao normal.

Alexandre Arthur disse...

Assim como um velho que sofre de alzheimer não se lembra mais de como fritar um ovo, a pixar parece não se lembrar mais de como fazer os filmes épicos que ela costumava produzir no passado.

Mas na boa, já dava pra prever que esse filme ia ser dreamworkizado só de ver aquela cena imbecil do cara levantando o saiote pras pessoas num momento de comédia estilo zorra total. O pior é que a tendência é que as animações fiquem com esse clima de Dreamworks/Sony Animation pra agradar o povão com o paladar menos aguçado pra qualidade das animações, vide o filme "Enrolados" da Disney que parece ir de encontro a minha teoria (apesar de enrolados ser um filme bom levando em consideração o padrão Dreamworks-esque que ele tem)

Ficam aqui meus sinceros desejos de que a Pixar se reestabeleça em sua qualidade, e que essa era de filmes medíocres que ela vive agora fique apenas na lembrança de um passado remoto.

Max disse...

putz alexandre achei enrolados demais e não simplesmente bom..

e macaco ratatouille e vida de inseto entram em que tipo de drama??

Evil Monkey disse...

Alexandre: Eu não acho que é justo assumir que a pixar mudou, ou perdeu a magia ou algo assim, é cedo demais para isso, ela fez um filme meh (que todos já sabiam que ia ser meh) e um filme bom, eu não acho que é o bastante para acusar a pixar de nada já que ela tem feito filmes fantásticos desde 1995, quase duas décadas e só 3 filmes inferiores é muito pouco, mesmo que eles estejam relativamente agrupados.
Sem considerar que antes de carros 2 a pixar tinha lançado Wall-E, Up e Toy Story 3, três dos melhores filmes de sua carreira em três anos seguidos.
Se Monsters univsity for ruim eu acho justo as pessoas começarem a ficar preocupadas, mas eu acho que a pixar merece o benefício da dúvida.

Max: Vida de inseto é um filme de rebelião, de luta pela liberdade e também lida um pouco com a ignorância. O tema de Ratatouille está explícito no próprio filme, quando Anton Ego diz "Um chef pode vid de qualquer lugar, e não há chef de origem mais humilde em toda a frança", não é superação de se tornar uma pessoa melhor, mas sim de lutar contra as barreiras impostas pela sociedade.

Avalanche(Lance) disse...

Infelizmente...não vi...pq baixar a pior versão cam da história.

mas tinham me dito que era fraco:/

Evil Monkey disse...

Olha, é mais fraquinho que os outros da pixar. Mas vale o ingresso.

Monobloco disse...

Olha eu vi Valente quarta, junto com o macaco e o robozinho, e num tem nada de dreamworks além de sua arte a história e boa mas num é um up, wall-e,toy story ou monstros s.a . O ponto alto da comedia fica com 3 irmãos de Merida q me fez lembrar situações engraçadas envolvendo Huguinho,Zezinho e Luisinho.E por último o filme tem aquela magia pixar q envolve os adultos.

Robozinho disse...

Gostei do filme, principalmente da animação. Como já disseram a história é mediana.

Ps: Monobloco vc esqueceu do the Godfather.

Frodo disse...

Evil Monkey, seu maledeto! não ouse abandonar esse blog! voce escrevia materias realmente muito boas e criativas! continue!

Fora isso, novidades?

Abraços!

Anônimo disse...

Detona Ralph perdeu o Oscar pra essa merda de filme! É o pior filme da Pixar, pior que Carros 2!

Visualize seu IP

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts

Powered By Blogger