9 de jan. de 2010

melhor Stealth game!


 Olá todos, como foi o Reveillon? Bem vindos de volta!
 Eu poderia fazer nesse artigo uma retrospectiva sobre o ano que passou, umas previsões de como pode ser o ano por vir ou até mesmo um top 10 sobre um assunto interessante deste ano que passou. Mas eu não vou fazer isso.
 não vou fazer por dois motivos, um:pois eu venho prometendo esse artigo desde novembro do ano passado.    E dois, porque todo mundo está fazendo isso.
 Então sem mais delongas.....
 Para o artigoooooooooooooooooooooooooooo........

 Primeiramente, vamos definir o que é um jogo stealth: para os meus parâmetros(e para os parâmetros dessa lista)stealth e um estilo de jogo no qual é mais vantajoso derrotar os inimigos sem ser visto ou notado.
 Muitos devem estar falando que assassin's creed não se encaixa nessa  definição, mas eu discordo.
 De fato é tão fácil matar alguém silenciosamente do que simplesmente descer a porrada, mas se pensar bem, matando alguém sem ser visto você corre menos riscos de se machucar, além de ser mais rápido.
 Sendo assim, é mais compensador matar silenciosamente, sendo assim, se trata de um game stealth.

Primeiramente, vou deixar três coisas bem claras, não vou criar categorias bobas como:qual personagem é mais foda ou quem venceria uma luta, esses fatores são inúteis e só prejudicariam a contagem, segundo fatores como melhor jogo não caberão a mim, vou me basear nas notas dos websites ign e gametrailers.
 Se o seu jogo não ganhar culpe a eles.
 E terceiro, essa lista está sujeita à mudanças, pois eu não joguei batman até o fim(joguei no 360 de um amigo)e nem assassin's creed 2(joguei no ps3 de outro amigo) e eu nem joguei mgs 4(sendo asssim vou me basear no três)por isso essa lista está sujeita a mudanças.
 Se alguém quiser que essa lista seja seja atualizada mais rápido basta me dar um ps3.
Continuando...

Fator um: jogabilidade.
 Sem dúvida um fator muito importante, mas que eu julgarei de acordo com os meus próprios princípios. Pois quando um site julga a jogabilidade de um jogo ele não liga muito se vai beneficiar o uso de stealth, contanto que a jogabilidade funcione tá mais que bom.
 Mas essa lista é de jogos Stealth, é certo preferir os jogos que priorizem essa técnica.
 Sendo assim o "numero uno"é o Batman. Seguido de mgs e assassin's creed.
 Se não fosse pelo benefício da furtividade assassin's creed seria o primeiro sem dúvida, mas não é o caso, batman favorece muito mais a ação furtiva, até metal gear solid favorece mais, pois permite que você agache e se camufle. Mesmo podendo contratar prostitutas para distrair os guardas e poder se mesclar à multidão quando chega a hora de passar despercebido a coisa fica mais difícil.

Fator dois: apresentação.
 Esse é um fator que independe totalmente do Stealth, mas mesmo assim é meio difícil de decidir. Dois dos três jogos foram lançados ano passado, e um a dois anos(lembrando que ano passado é praticamente ontem).
 Portanto a parte gráfica eu prefiro ignorar.
 Ambos os três ilustram o melhor dos gráficos de cada ano o que torna muito difícil escolher um ganhador baseado nos gráficos, o que me leva a apelar para outros aspectos técnicos.
 E na minha opinião o segundo aspecto mais importante é a dublagem, o que de cara desclassifica assassin's creed.
 Sobra então batman e mgs....
 Ok, não vamos nomes deixar levar pelos nomes lendários que aparecem em batman e lembrar que mgs é uma das franquias mais bem dubladas de todos os tempos.
 Na minha opinião os dois são perfeitamente equivalentes. E o pior, todas as virtudes e grandezas de mgs estão presentes em batman!
 A unica saída justa é dar empate nesse quesito.

Fator três: Designe.
 Designe é uma das categorias mais vagas, mas mesmo assim é uma das mais importantes.
 Um bom designe aliado a uma boa jogabilidade pode fazer um jogo se tornar um sucesso.É o caso de Assassin's Creed.
 Vou falar apena do designe das fazes e locações, primeiro pois é o tipo mais importante, segundo pois não é necessário falar de mais nenhum tipo, considerando que só nesse quesito já temos nossos três colocados.
 E o vencedor era(já não era sem tempo)assassin's creed. Seguido por batman e mgs.
 AC ganhou pois sem um bom designe o uso do parkour seria impossível. Correr, pular escalar, tudo é natural naquele ambiente, que é extremamente verossímil.
 Batman tem um designe bom e extremamente flexível, mas não tão flexível quanto o de assassin's creed.
 Já mgs tem um bom designe, mas muito pouco flexível.

Fator quatro: estória.
 Eu sempre levo em conta uma boa estória, claro que há jogos que não precisão de uma para serem divertidos como contra e demon's souls, mas nesse caso uma boa estória é importante.
 Não vou fazer mais delongas e declarar o vencedor Metal gear solid.
 A estória de assassin's creed 2 é um salto em comparação com o primeiro e a estória de batman é exatamente o que nós queríamos, parecedíssima com um episódio do desenho animado(só que um pouco mais adulta), mas mesmo assim, mgs deixa todos comendo poeira.....
 Faz você rir, chorar e se envolver com os personagens. Tem reviravoltas, surpresas e muita coerência.
 Diferentemente da estória de um certo elfo da nintendo.
 Vê se aprende a fazer uma estória Shigeru Miyamoto!

Fator cinco: Melhor jogo.
 Como eu já disse, não cabe a mim essa decisão, e de acordo com o site gametrailer e ign.com o vencedor é......
#tambores rufando#
Metal gear solid 4(seguido por batman em segundo e assassin's creed terceiro)
 De fato ign.com deu dez pra ele, sendo assim não só o melhor exclusivo do ps3 como o melhor jogo do ps3(empatado com gta4).
 Como a decisão não coube a mim não há nada que eu possa dizer.....
....exceto.....
...
..
yesssssssssssssss
 Fazer o que, eu sou um !

E o vencedor é.....
Metal gear solid!
três pontos
Metal Gear Solid 4 - Old Snake
 No fim das contas são todos jogos ótimos de se jogar, todos são uma experiência realmente unica e inovadora.
 Então se você tiver um xbox jogue batman e ambos os assassin's creeds; Mas já se você tiver um ps3 não perca nenhum desses jogos.
 E como presente de ano novo eu deixo um filme.
 um filme sobre amizade, um filme sobre auto descobrimento, um  filme emocionante e belo...
Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaarl

15 comentários:

The Sandman disse...

Monkey, o Miyamoto não faz só o design?

P.S.: First!

Evil Monkey disse...

não, ele idealizou a serie e fez a mais episódios que a maior parte das pessoas que trabalharam em zelda,ou seja, a culpa é toda dele!

Robozinho disse...

Gostei do post embora não goste muito de jogos stealth. Concordo com vitória do MGS4. Mais uma coisa a estória de Zelda não é tão ruim eu consigo entender(depois de horas de pesquisa).

Max disse...

"Um bom designe aliado a uma boa jogabilidade pode fazer um jogo se tornar um sucesso."

e com uma boua estória eh que o jogo se torna uma maravilha mesmo (como vc citou logo depois) :D

Sasoriman disse...

...Achei uma "batalha" meio injusta. Mas não vou te dar um PS3, então, não irei reclamar.

Alexandre A. disse...

Macaco, vc não jogou zelda majora's mask, nem link's awakening, nem the wind waker e nem twilight princess, certo?

Avalanche(Lance) disse...

Pô sou pobre e não jogo nenhum...

Mas na boa...o MGS a história é até grande demais...é quase impossivel ler todos os diálogos.

E nenhum jogo da Nintendo tem sentido cronológico, é apenas pra se divertir...ou vc acha que Mario Tenis se passa entre mario 1 e 2(que é um sonho)

Alexandre A. disse...

^

E o super mario bros. 3 se passava em uma peça de teatro...

Mas eu descordo quanto a zelda não fazer sentid cronológico, os jogos 3D se ligam entre si perfeitamente sem nenhuma contradição.

O A Link to the Past era pra ser uma sequência pro oot caso não houvesse a separação da timeline no fim do jogo (como essa separação ocorreu, como visto no wind waker, o alttp não se encaixa em lugar nenhum na cronologia, e por consequencia, o link's awakening tb não)

E quem bola as históras de zelda é o Eiji Aonuma e não o Shigeru Miyamoto (sim eu sou um fanático por zelda, me processe xD)

Ah, e Ótimo post, macaco (apesar de eu não ter jogado nenhum desses jogos u_u), mas não se usa mais o termo estória pra se referir a ficção, agora é tudo só "história" mesmo, até pq toda "históra" é um misto de realidade e ficção, já que o que aconteceu de forma verdadeira é impossível de ser narrado os olhos de observadores isolados (li isso em algum lugar mas não me lembro onde xD)

sacolé disse...

Cara, eu adoro muuuuito jogos de Stealth. É meu gênero favorito.

sacolé disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Evil Monkey disse...

lance, eu não considero mario tenis parte da cronologia de mário, assim como eu não considero zelda: four swords parte da cronologia de zelda.

e eu também não estou reclamando da história, que jogo por jogo é ótima, e só fica ruim quando queremos botar tudo junto.

além disso, se você separar em pedaços(majora's mask com ocarina of time por exemplo)você tem uma linha do tempo bem clara.

em suma, legend of zelda é um bom jogo, mesmo eu só tendo jogado a link to the past(que a nintendo diz se o último da cronologia[???]).

de fato só não joguei os outros pois o robozinho e o godfather ficaram insistindo pra eu jogar.

ouviram?a culpa é de vocês!
...

Ds Lite disse...

po macaco as histórias de Miyamoto são incríveis,o que você anda precisando é jogar mais um pouco de Zelda para você entender as encarnações do Link e da princesa Zelda

Evil Monkey disse...

lite, eu não estou falando mal das histórias de zelda, só do jeito que a cronologia é feita, assista o link que eu passei quando falei da cronologia e você vai entender.

Frodo disse...

Desculpa a ignorancia, mas esta certo falar designe? eu sempre achei que essa era uma palavra qe nao existia em portugues...

bom artigo! concordo contigo rapaz... e valeu por comentar no meu humilde blog!

Evil Monkey disse...

não frodo, eu que te agradeço.

seu comentário(o de todos na verdade) é muito importante.

quanto a palavra designe eu não faço a idéia.

foi só um termo que me surgiu, nunca tinha pensado se estava certo ou errado.

Visualize seu IP

Sign by Danasoft - For Backgrounds and Layouts

Powered By Blogger